Obrigada pela visita!


Escritoras Teens: Quando você descobriu que queria ser escritora? Como foi isso?
Não posso dizer que descobri. Simplesmente aconteceu, (risos) eu estava na época do colegial, no final do primeiro ano, e acontecia muitas coisas desagradáveis comigo na escola. Foi quando comecei a escrever, e não parei mais. Mesmo que nem cogitasse a idéia de ser escritora, escrever me ajudou a superar vários problemas. Depois essas historias viraram um livro. E quase sem perceber eu virei escritora. Foi a melhor coisa da minha vida.

Escritoras Teens: E se não fosse escritora, que outra profissão seguiria e por que?
Quando comecei a escrever, estava estudando o curso técnico de agropecuária, eu ia seguir a carreira de zootecnia. (risos) Isso prova que nem tudo o que planejamos é pra ser.

Escritoras Teens: Muitas pessoas, quando decidem ser escritores, no começo não recebem apoio dos familiares. Como está sendo com você?
Meus pais ficaram um pouco surpresos. Acho que não tem família que não fique, a não ser que já sejam do ramo.(risos) Mas me apoiaram muito, me deram incentivo, e volta e meia meu pai pede pra ler meus livros. (risos) Acho que isso foi o essencial.

Escritoras Teens: Além de escritora, você é blogueira. Escrever em blogs teve alguma influência no desenvolvimento dos seus livros?
(risos) Eu sou uma péssima blogueira. Quase não tenho tempo para o meu cantinho na internet. Mas gosto do blog porque é um lado meu que não aparece nos livros. Em cada historia o personagem tem seus próprios gostos,suas próprias idéias,e no blog eu exponho as minhas idéias, os meus gostos. É diferente dos livros, é mais eu e menos ficção.(risos)

Escritoras Teens: Quais são as expectativas com a publicação do seu primeiro livro?
Nunca pensei realmente nas minhas expectativas para o livro. “Ontem” mesmo não sabia se seria publicado.(risos) Mas como todo escritor, quero que leiam, que absorvam algo de valor, que entendam o recado que a história quer passar, e que isso sirva para eles de alguma forma.

Escritoras Teens: Como anda a publicação de “Esmera”? Pra quando podemos esperar encontrá-lo nas livrarias?
Estamos na revisão final no momento. E estou amando trabalhar com toda a equipe da Porto de Idéias (editora). Eles são incríveis e me orientam em tudo o que preciso. Não temos ainda um prazo definido para estar nas livrarias, mas antes de junho tenho certeza que poderão ver a capa de “Esmera” por todos os cantos. (risos)

Escritoras Teens: Por que os leitores devem dar um voto de confiança a “Esmera”?
Acho que confiança é uma palavra forte. É difícil confiar no que não se conhece. Mas se derem uma oportunidade a algo novo, podem ter certeza que uma surpresa sempre vão encontrar. “Esmera” é assim, uma surpresa, algo novo que esta ali apenas esperando que lhe dêem a oportunidade de mostrar o que pode fazer.

Escritoras Teens: Ele terá continuação?
“Esmera” acaba de uma forma inesperada. Mas a continuação depende muito de como será o primeiro. Quem sabe?!. (risos)

Escritoras Teens: Depende de que? Aceitação do público?
Sim. A aceitação da historia influencia muito na continuação.

Escritoras Teens: Qual é o seu maior sonho?
Nossa essa é difícil. Mas meu maior sonho é que meus livros sejam importantes para alguém, assim como vários livros foram tão importantes na minha vida.

Escritoras Teens: Quais os planos para o futuro?
Vou continuar escrevendo. É minha única certeza para o futuro. O que vier junto é bônus.(risos)

Escritoras Teens: Está trabalhando em mais algum livro?
Tenho dois livros em projeto final. Um deles é uma aventura com deuses do mal, heróis eternos, magia, caçadas a tesouros e uma menina toda atrapalhada. E o outro é um livro infantil com uma personagem super engraçada que ensina a garotada como lidar com vários problemas. Mas esses dois ainda são surpresa. ;D

Escritoras Teens: Qual é o seu livro favorito?
Comecei a viciar em literatura com Harry Potter, mas meu livro de cabeceira sempre será “O Morro dos Ventos Uivantes”.

Escritoras Teens: Que escritor(a) você admira?
Tenho três grandes escritoras que admiro por motivos diferentes. Jane Austen, por ter quebrado certas barreiras na sua época, e se tornado uma escritora brilhante de clássicos incríveis. Nora Roberts, por ser uma das minhas romancistas atuais preferidas, e esplendida escritora. E, Thalita Rebouças, por ter introduzido a literatura feminina brasileira de uma maneira tão espontânea que fez com que os jovens gostassem de leitura como uma brincadeira, e não uma obrigação.

Escritoras Teens: Como é o mundo literário vistos pelos olhos de uma adolescente?
Acho que em todas as idades, o mundo literário parece complicado a primeira vista. Editoras grandes, com grandes recusas, existem na vida de todo escritor, novo ou velho. Eu gosto de pensar que não sou muito nova para isso, mas sim que tenho a idade ideal pra poder continuar escrevendo por mais uns 50 anos, e publicar muitos livros.

Escritoras Teens: Muitas pessoas vêem o lado de fora, os livros prontos, lançamentos e tudo mais. Agora podemos dizer que você passou para o outro lado. O funcionamento da publicação de um livro é como você imaginava ou foi diferente? O que te surpreendeu?
Eu não tinha algo em mente de como seria. Acho que apenas o básico, você manda, eles editam. Me surpreendi muito, tenho aprendido muito também. Mas o mais importante é que é muito bom pegar na mão aquele material que você escreveu e ver todo formatadinho. Eu nunca tive um filho, mas acredito que seja a mesma sensação de plenitude.

Escritoras Teens: E você acha que depois dessa experiência, vai mudar alguma coisa na sua forma de escrever? Aprendeu alguma coisa que te ajudará a melhorar seus livros?
Todo aprendizado muda a pessoa de alguma maneira. As influencias, idéias, tudo altera nosso jeito de pensar uma hora ou outra. O importante é fazer com que isso seja sempre pra melhor.

Escritoras Teens: Você tem contato com outros escritores? Isso ajudou de alguma maneira? Aprendeu algo com eles?
Com o tempo tenho conhecido outros escritores, mas normalmente não falamos de trabalho.(risos) Mas a cada vez que entro mais nesse “mundo dos livros” mais me apaixono pela profissão. É incrível.

Um livro nacional: Dragões de Éter – Rafael Dracon.

Um livro que você não gostou: Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus.

Escritoras Teens: Qual seu site favorito? Por que?
Gosto muito de dar uma passadinha no site da atrevida,sempre que estou no computador. Sempre tem uma coisa diferente.

by Nath Souza

Deixe uma Resposta

Nuvem de etiquetas

