Obrigada pela visita!

paty

Escritoras Teens: Como é ser uma escritora em “começo” de carreira?
O escritor em começo de carreira tem o grande sonho de ver suas histórias publicadas e atingir o maior número de leitores possível. Alguns tem muita sorte de ter sucesso logo com o seu primeiro livro, como por exemplo, a autora do Crepúsculo.
Mas nem sempre funciona assim… como dizia um ex-professor, é feito de “sangue, suor e lágrimas”. É um tanto exagerada essa afirmação dele, mas resumindo tudo isso, é preciso muita força de vontade, não se abalar com os nãos recebidos pelo caminho, estudar bastante e nunca deixar de escrever. O treino constante é primordial para a melhora do texto.
Muitas editoras temem investir num autor desconhecido, por isso a dificuldade inicial. Cabe aí a criatividade, ou seja, encontrar meios de divulgar o trabalho por blogs, por exemplo.

Escritoras Teens: Quais as dificuldades que você enfrenta?
Como no momento sou autora independente, encontro dificuldades de divulgação e distribuição dos livros. E também de ter que dividir meu tempo com outras tarefas que não são de literatura. Ainda não consigo viver financeiramente de direitos autorais, então faço um trabalho paralelo na área de Internet para financiar a publicação dos meus livros. Para uma pessoa física, é um investimento alto, mas em nenhum momento fiquei arrependida dessa iniciativa. Outros ganhos muito mais importantes que o financeiro são agregados: conhecer pessoas, o contato com os leitores, os recados carinhosos de quem se identifica com os meus livros, as palestras que realizo nas escolas e a participação nas feiras literárias. Como diz aquele comercial – não tem preço!

Escritoras Teens: Na sua opinião, o que um livro precisa pra ser bom?
Depende do objetivo. No meu caso, para o público juvenil, é necessário que a história seja envolvente e que mostre a realidade dos jovens. Se eles não se identificarem, vão desistir da leitura logo nas primeiras páginas. Os adolescentes estão em um mundo de descobertas: amor, sexualidade, amizade, carreira, festas, aceitação do próprio corpo, relacionamento familiar. Eu, particularmente, gosto de mencionar essas coisas, procurando dar um tom de humor no texto, pois se levarmos tudo de forma mais leve, com certeza viveremos melhor.

Escritoras Teens: No livro “Os quinze anos de Carol”, você fala do começo de tudo, e que vários meninos entraram em contato. Como foi isso, e essa relação com os meninos, já que tecnicamente os livros são voltados pro público feminino?
Realmente foi um espanto receber tantos e-mails de garotos. Um em particular, de Brasília, relacionava mais de 30 perguntas sobre menstruação! E tantos outros pediam conselhos para conquistarem aquela garota tão especial do colégio… se pensarmos bem, eles foram bem espertos! Sabendo comofunciona o “mundo das garotas”, eles vão conseguir sucesso nas investidas, não é mesmo?

Escritoras Teens: O que você diria as para pessoas, que como você, também querem ser escritores? (algumas dicas também)
Existirão barreiras, dificuldades e inveja também. Sempre quando a gente corre atrás da realização de um sonho encontramos dois tipos de pessoas: aquelas que vão nos ajudar e aquelas que vão querer puxar o nosso tapete. Sobre o segundo tipo de pessoa, elasempre vai existir… Você é quem decidirá o valor e importância que vai dar para ela.

Veja a linha editorial que quer seguir e procure estudar o que outros estão fazendo. Analise o que gosta, o que não gosta, compare com escritores consagrados. Leia bastante. Escreva bastante. Faça contatos. Faça cursos. E o mais importante: Acredite no seu potencial e nunca, em hipótese alguma, desista do seu sonho.

by Nath Souza

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: